Artists I love: Interviews

Artists I love: Interview - Linnea Strid

agosto 03, 2011,10 Comments

I recently decided I’d start a new series of posts on my blog called ‘Artists I love’. As the name may suggest, I’ll be featuring artists whose work I fell in love with.

Thinking about it, it even seems weird to me this idea hasn’t come up to my mind earlier… I mean, I’m an artist, I love to talk about Art so, why not showcasing it, right?

To start with this lovely series, I have something special. Not only I’ll be sharing the work of one of my favourite artists as I’ll be interviewing her!

Meet Linnea Strid, a realism painter from Sweden mostly known for her outstanding water paintings. If you love realistic artwork and colour as much as I do, you’ll love her work!

«Gasp»
my all time favourite by Linnea Strid. I fell in love with her work at first sight after looking at this (it's that kind of artwork you dream of having on your wall) / o meu preferido da Linnea Strid. Apaixonei-me pelo trabalho dela à primeira vista depois de olhar para este quadro (é aquele tipo de arte que se sonha em ter na parede)

Recentemente decidi começar uma nova série de posts no meu blog chamada 'Artists I love' (Artistas que adoro). Como o nome deve sugerir, irei mostrar artistas por cujo trabalho me apaixonei.

Pensando nisso, até me parece estranho não ter tido esta ideia mais cedo... quer dizer, sou uma artista, adoro falar sobre Arte por isso, por que não mostrá-la, certo?

Para começar esta adorável série, tenho algo especial. Não só irei partilhar o trabalho de uma das minhas artistas preferidas como irei entrevistá-la!

Conheçam a Linnea Strid, uma pintora realista da Suécia principalmente conhecida pelos seus fantásticos quadros sobre água. Se gostarem de trabalhos realistas e de cor tanto quanto eu, irão adorar o trabalho dela!

Linnea working in one of her paintings / a Linnea a trabalhar num dos seus quadros

Could you describe yourself a little bit so we can know a bit more about you? Podes te descrever um pouco para ficarmos a saber mais sobre ti?
I'm a 28 year old artist from Sweden.
I got a gallery representing me in Los Angeles, the Thinkspace Gallery, so I show most of my art in the States.
I live in a tiny apartment in Stockholm and got my studio squeezed into the kitchen. I got a cute dog and a wonderful boyfriend.

Sou uma artista de 28 anos da Suécia.
Tenho uma galeria a representar-me em Los Angeles, a Thinkspace Gallery, por isso exibo a maior parte da minha arte nos Estados Unidos.
Vivo num pequeno apartamento em Estocolmo e tenho o meu estúdio confinado na cozinha. Tenho um cão querido e um namorado fantástico.


one of Linnea's upcoming exhibitions curated by Thinkspace / uma das futuras exibições da Linnea curada pela Thinkspace
How long have you been into Art? Do you remind yourself as always being an artist or did you find your talent more recently? When and why did you decide to take Art more seriously?
Há quanto tempo gostas de Arte? Lembras-te de sempre ser uma artista ou descobriste o teu talento mais recentemente? Quando e por que decidiste levar a Arte mais a sério?
I've always wanted to be an artist, for as long as I can remember.
I had a brief period about four-five years ago when I realized how difficult it is surviving as an artist, I was doubting myself and my skills and was considering getting a "normal" carreer. So I tried that. But I got so bored and I it was eating me up inside not being able to be creative every day - It was making me miserable and I didn't want my life to be that way. So after having that revelation I decided to go for it and became an artist full time and I've never regretted that decision.


Sempre quis ser uma artista, desde que me lembro.
Tive um pequeno período há quatro-cinco anos atrás em que me apercebi do quão difícil é sobreviver enquanto artista; duvidei de mim mesma e das minhas capacidades e considerei ter uma carreira "normal". Por isso tentei tê-la. Mas fiquei tão aborrecida e estava a consumir-me não poder criar todos os dias - estava a fazer-me sentir miserável e não queria isso para a minha vida. Por isso depois de ter tido essa revelação decidi tornar-me uma artista a tempo inteiro e nunca me arrependi dessa decisão.


«Bite me» in the making and the final work / «Bite me» em progresso e a versão final

Looking at your earlier paintings, one can see you have made a great progress becoming an incredible realism artist. Why did you choose to pursue realism instead of a more figurative or abstract work?
Olhando para os teus quadros antigos, pode-se ver que fizeste um progresso fantástico tornando te numa artista realista incrível. Por que decidiste escolher o realismo em vez de um trabalho mais figurativo ou abstracto?
Thank you! Realism has always been more natural to me, I've tried to experiment with various styles but it's never been true love. When I try to make an abstract piece I just never know when it's finished. The painting doesn't want to speak to me and that's very annoying.

Obrigada! O realismo sempre foi mais natural para mim; tentei experimentar vários estilos mas nunca foi verdadeiramente uma paixão. Quando tento fazer uma peça abstracta nunca sei quando está acabada. O quadro não fala comigo e isso é muito irritante.

Some of Linnea's old artwork / Alguns dos trabalhos mais antigos da Linnea:

«George and Adolf»

«Máscara contra Máscara»

«Ringkiosken»

«Window»
You are mostly recognized by your paintings but you do draw too. Do you prefer painting over drawing? Does drawing play an important role in your artistic life?
És principalmente conhecida pelos teus quadros mas também desenhas. Preferes pintar a desenhar? O desenho desempenha um papel importante na tua vida?
Right now I'm very much into painting but whenever I have the time I like to sit and draw as well. I find drawing to be more relaxing and I don't have the same sort of demands on myself while doing that.
De momento prefiro pintar mas quando tenho tempo gosto de me sentar e desenhar também. Acho que desenhar é mais relaxante e não tenho o mesmo tipo de exigência comigo mesma quando o faço.

Some of Linnea's drawings / Alguns dos desenhos da Linnea:

«Beach»

«Drinking in wrong ways I»


«Drinking in wrong ways II»

The major part of your paintings are related to ‘water’. Why so? You also work a lot on self-portraits, is it intentional or do you just find it easier to get pictures for reference?
A maior parte dos teus quadros está relacionado com 'água'. Porquê? Também fazes muitos auto-retratos, é intencional or simplesmente achas mais fácil de conseguir fotos de referência?
I mostly use myself as a reference because:
1. I'm always available
2. I'm always willing to do whatever I want myself to do
3. I don't like to give other people directions when taking pictures
I've made so many self portraits at this point that I don't really see myself when painting. It's just another face that could belong to anyone. I'm not against using other people as reference though and I got a couple of exciting photo sessions coming up involving some friends. I think it will come out great.
The reason why I paint a lot of water is because it's always changing, on its way somewhere. It's a living medium and it just fascinates me on so many levels. I still got a lot to discover about how water works so I think I'll be doing that for some time.

Uso-me principalmente como referência porque:
1. estou sempre disponível
2. estou sempre disposta a fazer o que eu quero fazer
3. não gosto de dar indicações a outras pessoas quando tiro fotos
Já fiz tantos auto-retratos a este ponto que já não me vejo a mim mesma quando estou a pintar. É apenas outra cara que podia pertencer a qualquer pessoa. Contudo não sou contra usar outras pessoas como referência e tenho planejadas algumas sessões fotográficas entusiasmantes que envolvem alguns amigos. Acho que vai ficar fantástico.
A razão por que pinto tanto água é que esta está sempre a mudar, no seu curso para algum lado. É um meio vivo e fascina-me em muitos níveis. Ainda tenho muito a descobrir sobre como a água funciona por isso acho que ainda o vou fazer por algum tempo.


«Daily routines»

«Drip Drop»

«Let it flow»

«Rain»


«What we are made of»

How long does it take you to finish one single piece?
Quanto tempo te demora a acabar um só quadro?
That depends a lot on the size and the subject, but normally about 2-4 weeks.
Depende muito do tamanho e do assunto, mas normalmente 2-4 semanas.


«A certain taste of life» in the making and the final work / «A certain taste of life» em progresso e a versão final
Which are your most favourite pieces from your gallery?
Quais as tuas obras preferidas da tua galeria?
Oh, I don't know. My favourite piece is still to be made, I think.


Oh, não sei. Acho que a minha obra preferida ainda está para ser feita.


«A glimpse of the future»

«Eat and throw»

«Hydrophobia»


As artists, we always struggle to get better and improve more and more but we always have strong and weak spots. What do you find the easiest and the hardest to draw and paint?
Enquanto artistas, lutamos sempre para nos tornar-mos melhores e melhorar-mos mais e mais mas temos sempre pontos fortes e fracos. O que achas mais fácil e mais difícil de desenhar e pintar?
Right now I'm struggling with a painting that has a lot of straight lines and perspective in it. It's so damn hard. I like to paint organic shapes and forms, like portraits of people and animals, nature and water. Buildings, streets and stuff gives me a headache. But at the same time it's a challenge and that's always good, so I shouldn't complain.

De momento estou a debater-me com um quadro que tem muitas linhas rectas e perspectiva. É muito difícil.
Gosto de pintar formas orgânicas, como retratos de pessoas e animais, natureza e água.
Edifícios, ruas e coisas dão me dores de cabeça. Mas ao mesmo tempo é um desafio e isso é sempre bom, não me deveria queixar.


«Hotel room anxiety»

«Look at me, I'm talking to you»




«Zero (when I'm alone I cease to exist)»


Where do you get your inspiration from? When feeling uninspired, what tricks do you use to get back to work? Which artists influence you the most?
Onde vais buscar inspiração? Quando não te sentes inspirada, que truques usar para voltar ao trabalho? Que artistas mais te influenciam?
I get inspiration from everyday things in my ordinary life. Doing cultural things like looking at art and going to museums usually helps when you need new ideas too. And if you're feeling hopelessly uninspired, do something completely different for a while. Like knitting. Or whatever.
My influences change a lot. But as strange as it might sound, right now I get most of my influence from lowbrow, contemporary pop surrealism artists. They are a bit far from my style, but I just love the unrestrained creativity so much.

Tiro inspiração das coisas do dia-a-dia na minha vida comum. Fazer coisas culturais tais como olhar para arte e ir a museus geralmente também ajuda quando preciso de novas ideias. E se estás a sentir-te completamente sem inspiração, faz algo completamente diferente por um pouco. Como tricotar. Ou o que for.
As minhas influências mudam bastante. Mas tão estranho quanto possa parecer, de momento a maior parte da minha influência vem de artistas lowbrow, de surrealismo pop contemporâneo. Estão um pouco distantes do meu estilo mas adoro a criatividade livre.


«The drowning artist»
 
«The drowning artist II»

«The drowning artist III»

You have been to art schools. Do you consider you have learned more while being taught or by yourself?
Frequentaste escolas de arte. Consideras que aprendeste mais enquanto ensinada ou por ti mesma?
I have learned a lot of valuable things in school, like analyzing art and talking about my work. However I do consider myself to be mostly self taught. I've learned most things about myself and how to paint just by sitting by myself drawing and painting and staying focused at my work. Oh my God, that sounds incredibly self-centered! Haha!

Aprendi coisas de muito valor na escola, tais como analisar arte e falar sobre o meu trabalho. Contudo, considero-me mais como auto-ensinada. Aprendi a maior parte das coisas por mim mesma apenas por sentar-me a desenhar e pintar e ficar focada no meu trabalho. Oh meu Deus, isto sonda um bocado centrado em mim mesma! Haha!


a work in progress / um trabalho em progresso

«Deformed»


What is your favourite medium? What supplies do you recommend to other artists?
Qual é o teu material preferido? Que materiais recomendas a outros artistas?
From all the mediums I've tried I must say I like oils the best. It's so easy to blend and if you paint in such thin layers like I do, it doens't take forever for it to dry. Right now it's my favourite medium, hands down. Not saying it won't change though! Supplies I would recommend, well, if you want to paint in oils, buy gesso, good quality synthetic brushes (because I don't think we should use animals for that purpose) AND try painting on boards or plywood. I really enjoy that so much more than painting on normal canvas. I mean all that structure.. it's a royal pain.

De todos os materias que já experimentei, tenho que dizer que os meus preferidos são os óleos. São fáceis de misturar e se pintares em camadas finas como eu faço, não leva muito tempo a secar. De momento é o meu material preferido. O que não quer dizer que não vá mudar contudo!
Materiais que recomendo, bem, se quiseres pintar com óleos, compra gesso, pincéis sintéticos de boa qualidade (porque eu não acho que devamos usar animais com esse propósito) E tenta pintar em placas ou madeira compensada. Gosto muito mais disso do que pintar em telas normais. Quero dizer, toda aquela estrutura... é um verdadeiro sofrimento.

Linnea having fun while working on a painting / a Linnea a divertir-se enquanto trabalho num quadro

What is the advice you would give to an aspiring artist?
Que conselho darias a alguém que aspira ser um artista?
Believe in yourself and keep on doing your thing. Just be creative!

Acredita em ti mesmo e continua a fazer o que fazes. Apenas sê creativo!


«Cry you a river»


«Glass of water»


What would you like to accomplish in the future as an artist?
O que gostarias de alcançar no futuro enquanto artista?
Not sure about that. I don't really have any goals that I'd like to reach before I grow old and die (of course poor and alone, true artist style). Life gives you surprises all the time and I'm just happy if I can continue painting and make a living out of it. That's my dream.

Ainda não sei bem. Não tenho nenhuns objectivos em específico que gostaria de alcançar antes de envelhecer e morrer (é claro, pobre e sozinha, ao verdadeiro estilo de um artista). A vida dá-te surpresas a todo o momento e eu fico feliz se apenas continuar a pintar e a viver disso. É esse o meu sonho.

«Tear me apart»

«And as the foam of the sea I shall be driven about»

I'd like to thank Linnea not only for allowing me to share her art on my blog but also for taking the time to answer my questions!

Gostaria de agradecer à Linnea não só por me autorizar a partilhar a sua arte no meu blog mas também por tirar algum tempo para responder as minhas questões!

She's not only an amazing artist but also a very kind lady so be sure to stop by her Facebook fan page and leave her a sweet comment regarding her art!

Ela é não só uma artista fantástica bem como muito simpática por isso passem pela sua página de fãs no Facebook e deixem-lhe um comentário simpático sobre a sua arte!



I hope you enjoyed it! Espero que tenham gostado!
xx

A ler também...

10 comentários:

  1. Adorei a entrevista! Ela é realmente espantosa a pintar e desenhar, trabalha com a agua que é um elemento de difícil representação, estou impressionada com o que li e vi! :)

    Adorei a tua ideia de partilhar e entrevistar outros artistas! Para mim este post foi sem duvida uma grande inspiração!
    Muito obrigada! :)

    ResponderEliminar
  2. i cant breathe!! these photos are breathtaking!! im truly amazed!

    your artworks are awesome im following x

    *thanks for the comment i appreciate it x

    - sydsense

    ResponderEliminar
  3. Sim, reparei ela é muito entusiasta, não se deixa ficar, nem desiste do seu maior sonho, é esse o espírito!

    E eu terei todo o gosto em ler! :)

    ResponderEliminar
  4. Really enjoyed the interview, love her work. :)

    ResponderEliminar
  5. wow she's awesome. These are absolutely stunning.

    ResponderEliminar
  6. Such talent. They are like photographs.

    ResponderEliminar
  7. U r an amaizinnn artisttt!!!! Its awesum how u show d effects and brings life in d work!!! i wish i could once see u paint live..!!! u're a supernatural being wid a very huge gift..!!! <3<3

    ResponderEliminar
  8. You r an amaizin artist... Just love ur artwork!!! U r an adorable supernatural being with a huge Gift!!!! LUV YA!!! <3

    ResponderEliminar
  9. O elemento Água é de facto sublime!

    ResponderEliminar