Barcelona

Barcelona: um dia a explorar Gaudí e o Modernismo Catalão

dezembro 15, 2016,1 Comments

Drawing Dreaming - visitar Barcelona - Sagrada Família
O segundo dia em Barcelona foi, de forma acidental, dedicado ao modernismo catalão. Quando planeei este dia apenas organizei um roteiro de locais que estavam geograficamente próximos, mas acidentalmente acabei por escolher visitar alguns dos mais famosos ex-libris arquitectónicos de Barcelona!

1 comentários:

França

No interior da Opéra Palais Garnier, o mais belo edifício de Paris

dezembro 12, 2016,3 Comments

Drawing Dreaming - visitar a Opéra Palais Garnier em Paris
A minha primeira memória da Opéra Palais Garnier remonta ao ano 2000 quando, com sete anos, voltei pela primeira vez a França. (Os meus pais viveram em Paris, eu e a minha irmã nascemos lá, mas acabámos por regressar todos a Portugal.) Fiz a viagem de regresso a França de carro, uma viagem demasiado longa para mim, mas que me entusiasmava porque pela primeira vez ia acompanhar os meus pais nas viagens que faziam para visitar antigos amigos. Lembro-me de caminhar por Paris e de me indicarem alguns locais de interesse e, curiosamente, uma das minhas memórias mais vívidas é a de me apontarem uma tal Opéra. Isto ficou-me na memória mesmo com o passar dos anos, mas talvez não tenha sido pelas melhores razões: a minha primeira visão da Opéra foi a de um edifício em obras, tapado com toldos e andaimes.
Avancemos no tempo para 2014, ano em que emigrei sozinha para França. A verdade é que nem saberia vos dizer quantas vezes passei em frente a este edifício e admirei uma fachada que sabia agora ser lindíssima. Passei inúmeras vezes e, para vergonha minha, só mesmo este ano visitei o interior da Opéra Garnier. Vergonha, sim, porque uma das razões pelas quais eu amo Paris é a sua arquitectura requintada e, depois de ter visitado esta verdadeira jóia da capital francesa, posso agora afirmar que, independentemente de quantos edifícios possam ter visitado em Paris (e falo por experiência própria, pois visitei muitos), a verdade é que a Opéra vos vai deixar de queixo caído!
Não só uma das casas de ópera mais famosas do mundo como também um símbolo de Paris, a Opéra Palais Garnier deve estar obrigatoriamente na vossa lista do que visitar em Paris!

3 comentários:

Bélgica

48 horas em Bruxelas: 15 sugestões do que visitar na capital belga

dezembro 04, 2016,1 Comments

Capital da Bélgica, Bruxelas é uma cidade única, considerada pelos países-membros como a capital da União Europeia por aqui se encontrarem as principais instituições europeias. Bruxelas é ainda lar de construções que vão do estilo gótico ao barroco, passando pelas típicas casas de estilo flamengo até aos edifícios art noveau do arquitecto Victor Horta. Paraíso para os amantes da banda desenhada, capital de especialidades gastronómicas como a cerveja, o chocolate e as gaufres, Bruxelas tem ainda assim muito mais a oferecer... Eis aqui o que têm mesmo que visitar (ainda que num curto espaço de tempo!):

grand place


Drawing Dreaming - 48 horas em Bruxelas - o que fazer - Grand Place
Victor Hugo descreveu a Grand Place de Bruxelas como a mais bela praça da Europa e a verdade é que a praça é por si só uma atracção turística, tendo inclusive sido eleita Património Mundial da UNESCO. Esta é o centro geográfico, histórico e comercial de Bruxelas, sendo o local ideal para começar a vossa visita da cidade.

1 comentários:

França

Um dia em Provins, uma vila medieval muralhada perto de Paris

dezembro 02, 2016,0 Comments

Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ramparts, muralhas
Não me interpretem mal, eu adoro Paris, mas por vezes sinto necessidade de me afastar da correria citadina da zona parisiense e de me reconectar um pouco com a natureza. Foi com essa vontade em mente que aproveitei o facto de uma das melhores amigas viver em Provins para visitar esta vila a cerca de 90km a leste de Paris. Apesar de ser algo pequena, esta vila medieval que parece ter parado no tempo é um verdadeiro tesouro para os amantes de História, encontrando-se inscrita no Património Mundial da UNESCO. Com as suas ruas estreitas, antigas casas de madeira e torres medievais, Provins atrai um cada vez maior número de visitantes, infelizmente passando ainda assim despercebida à maior parte dos turistas.

0 comentários: