<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

http://www.visiteatsleep.com

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Drawing Dreaming: Visita aos Invalides, o monumento onde repousa o túmulo de Napoleão I

terça-feira, agosto 08, 2017

Visita aos Invalides, o monumento onde repousa o túmulo de Napoleão I

Visita ao Hôtel National des Invalides Paris

Apesar de ser um famoso marco histórico, o Hôtel National des Invalides (mais conhecido apenas como Les Invalides) é frequentemente ofuscado por outras atracções populares parisienses.
Idealmente localizado perto da Torre Eiffel e do Arc du Triomphe, este complexo de edifícios que compreende museus e monumentos dedicados à história militar de França é acima de tudo conhecido por abrigar o túmulo do Imperador francês Napoleão I.

Visita ao Hôtel National des Invalides Paris
Visita ao Hôtel National des Invalides Paris

Les Invalides foi mandado construir no século XVII pelo rei Louis XIV com o objectivo de abrigar um hospital para soldados feridos (daí o seu nome de Les Invalides ou 'os Inválidos').
Inspirado na Basílica de São Pedro em Roma, o edifício foi projectado originalmente por Bruant, arquitecto ao qual se seguiu Mansart, o qual depois da morte do primeiro acabou por concluir Les Invalides com base nas suas ideias. 
O edifício destaca-se mesmo de longe pela sua incrível cúpula dourada, considerada um dos triunfos da arquitectura barroca francesa. No interior, as decorações glorificam Louis XIV e o seu exército, com um tecto maravilhosamente adornado com uma pintura de Charles de La Fosse, discípulo de Le Brun.

Visita ao Hôtel National des Invalides Paris

Sob a cúpula dourada, numa cripta circular, irão encontrar o túmulo do Imperador Napoleão I, o qual assumiu a governação da França em 1799 e conquistou quase toda a Europa, antes de ser derrotado em 1815. Pessoalmente, considero este lugar bastante solene, não só por conter o túmulo de Napoleão no centro da sala, mas também por este se encontrar cercado pelos túmulos de outros grandes líderes militares que marcaram a história francesa, como Turenne, Vauban ou Foch.

Visita ao Hôtel National des Invalides Paris
o túmulo de napoleão

Visita ao Hôtel National des Invalides Paris

Napoleão foi inicialmente enterrado na ilha de Santa Helena, onde faleceu no exílio, contudo o rei Louis-Philippe ordenou que os seus restos fossem transladados para a capela de Saint-Jérôme em Paris em 1840. Depois da renovação dos Invalides, na qual o arquiteto Louis Visconti teve inclusivamente de mandar escavar um espaço na cúpula para construir o túmulo de Napoleão, os restos mortais deste último foram movidos para este local mais proeminente.

Visita ao Hôtel National des Invalides Paris
Visita ao Hôtel National des Invalides Paris

Algumas fontes dizem que o túmulo contém as cinzas do Imperador, outras alegam que contém o seu corpo bem preservado, exumado do seu local de sepultamento original. Outros ainda dizem que o túmulo consiste em seis caixões concêntricos, construídos com materiais diferentes, incluindo mogno, ébano e carvalho.
O que é certo é que o túmulo exterior é feito de quartzito vermelho e repousa sobre uma base de granito verde, circundada por uma coroa de louros com inscrições, as quais são lembretes dos grandes sucessos militares do Imperador. Em representação das campanhas militares de Napoleão, doze estátuas da deusa grega Vitória esculpidas por Pradier cercam o túmulo.
Actualmente, além do túmulo de Napoleão I, a cúpula abriga as sepulturas de elementos da sua família, além dos túmulos de alguns dos seus generais e marechais.

Visita ao Hôtel National des Invalides Paris
Visita ao Hôtel National des Invalides Paris

Depois de terminarem a visita ao lugar último de descanso do Imperador, sintam-se livres para percorrer os jardins e tirar fotos da bela arquitectura dos século XVII e XVIII, seguindo depois para o Museu do Exército.
Este retraça a história militar francesa da Idade Média até à Segunda Guerra Mundial, expondo uniformes, armas, pinturas de batalhas e mesmo mobiliário utilizado durante campanhas. A exposição é interessante, mas apenas a aconselho caso esta não seja a vossa primeira visita a Paris ou se forem aficcionados da história militar e pretenderem obter um vívido retrato do desenvolvimento das proezas marciais francesas ao longo dos séculos. 

Visita ao Hôtel National des Invalides Paris
Visita ao Hôtel National des Invalides Paris

Caso a vossa estadia seja curta ou não tenham qualquer interesse em história militar, ainda assim não risquem imediatamente os Invalides da vossa lista, pois este vale uma paragem rápida não só por se encontrar a uma curta distância de vários monumentos populares, como também por ser o lugar de descanso final de uma das maiores figuras da História de França!

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial