<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

http://www.visiteatsleep.com

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Drawing Dreaming: Um dia em Provins, cidade medieval perto de Paris

sexta-feira, dezembro 02, 2016

Um dia em Provins, cidade medieval perto de Paris

Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ramparts, muralhas

Não me interpretem mal, eu adoro Paris, mas por vezes sinto necessidade de me afastar da correria citadina da zona parisiense e de me reconectar um pouco com a natureza. Foi com essa vontade em mente que aproveitei o facto de uma das melhores amigas viver em Provins para visitar esta vila a cerca de 90km a leste de Paris. Apesar de ser algo pequena, esta vila medieval que parece ter parado no tempo é um verdadeiro tesouro para os amantes de História, encontrando-se inscrita no Património Mundial da UNESCO. Com as suas ruas estreitas, antigas casas de madeira e torres medievais, Provins atrai um cada vez maior número de visitantes, infelizmente passando ainda assim despercebida à maior parte dos turistas.

• como chegar

  • A forma mais fácil de chegar a Provins a partir da capital francesa é apanhar um comboio da linha P a partir da Gare de l'Est. A viagem dura cerca de 1h30 e os comboios saem de hora a hora, tendo Provins como destino final. Por um bilhete de ida e volta pagarão cerca de 20€ ou, se tiverem um bilhete válido para as zonas 1-5, poderão fazer o trajecto sem qualquer custo adicional.
  • Eu aproveitei o facto de Provins ficar no mesmo departamento do meu local de trabalho para apanhar um autocarro. Caso visitem a Disneyland Paris, saibam que na estação de autocarros de Chessy (ao lado dos parques) podem apanhar o autocarro 50 da Seine-et-Marne Express com destino a Provins. A viagem dura cerca de 1h e o custo é de 2€ por trajecto.
Drawing Dreaming - um dia em Provins

• O que visitar
Provins encontra-se dividida em duas partes: a ville haute (a parte superior da vila, mais antiga e medieval) e a ville basse (a parte baixa da vila, mais recente). Para se orientarem melhor por Provins, passem pelo Posto de Turismo para obterem um mapa e, caso vos interesse, comprar passes para os museus e monumentos que pretendam visitar.
Se visitarem durante a temporada baixa como eu, certifiquem-se de verificar os horários de abertura de todas as atracções turísticas, já que nesta altura estes são bastante mais limitados.

Ville Haute

  • Muralhas e portões fortificados
O passeio pela parte alta de Provins começa com um dos seus principais vestígios medievais: as muralhas ou Ramparts.
Esta fortificação medieval que rodeia grande parte da vila teve origem no século XI e à época era uma das mais imponentes muralhas de França com uns impressionantes 5km de comprimento, dos quais actualmente apenas restam 1200m que rodeiam a parte alta de Provins (como na maior parte das cidades, a maior parte desapareceu para dar lugar à construção de casas).
Este património histórico é actualmente protegido, tendo vindo a ser restaurado nas últimas décadas, por isso não deixem de o admirar: subam à muralha por uma das escadas da Porte Saint-Jean ou da Porte de Jouy (os únicos portões que restam da muralha) e aproveitem para caminhar no exterior da mesma e dar a volta à vila!

Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ramparts, muralhas
Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ramparts, muralhas
Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ramparts, muralhas


  • tour césar - rue de la pie
Segunda a lenda, Provins teria origem no tempo dos romanos e a grande torre da vila teria sido mandada construir pelo próprio Júlio César, daí esta ter o nome do governante romano.
Na realidade, esta foi construída bem mais tarde, no século XII, como estrutura defensiva. Contudo, à época esta não tinha qualquer cobertura nem ameias, pelo que acabou por não ser muito útil para a defesa da vila, acabando convertida numa torre de vigia e mesmo numa prisão.
A localização e arquitectura da Tour César fazem dela um dos pontos mais altos da vila, logo não deixem passar a oportunidade de obter vistas panorâmicas de Provins e arredores!

Drawing Dreaming - um dia em Provins - Tour César
Drawing Dreaming - um dia em Provins - Tour César
A tour césar vista do centro da vila alta


  • collégiale saint-quiriace - place saint-quiriace
Uma das primeiras imagens que temos de Provins é a silhueta da Tour César e, mesmo ao lado, a visão da cúpula da Collégiale Saint-Quiriace. 
A igreja, cuja construção começou no século XII, é um exemplo de uma obra inacabada: inicialmente deveria chegar até à Tour César, mas as dificuldades financeiras levaram a que partes da mesma ficassem para sempre inacabadas. A magnífica cúpula que caracteriza esta igreja seria apenas adicionada no século XVII depois do colapso de uma parte do transepto.

Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ville Haute
Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ville Haute
as casas típicas de madeira na parte alta de provins

Ville BASSE


  • pelas ruas da vila baixa
Se a parte alta de Provins é caracterizada pelas suas construções medievais, muitas vezes ligadas à defesa da cidade, já a parte baixa distingue-se pelos seus edifícios religiosos e pelas suas ruas comerciais que a tornam tão animada.
Aproveitem para deambular pelas magníficas ruas desta zona e admirar o bastante notável número de coloridas casas de madeira em Provins (as chamadas maisons à colombages por as suas colunas em madeira se encontrarem expostas).

Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ville Basse
Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ville Basse
Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ville Basse
Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ville Basse
Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ville Basse
o hôtel de ville ou câmara municipal


  • église saint-ayoul - PLACE SAINT-ayoul
Localizado no centro da vila baixa, este convento beneditino remonta ao século XI e a sua arquitectura reflecte bem a sua história turbulenta ao longo dos séculos: depois de vários incêndios, mutilações e transformações, a nave e o portal são reconstruídos no século XII, deixando-nos para admirar actualmente aquele que é um dos primeiros exemplos de estatuária gótica!
A descoberta de relíquias de um misterioso São Ayoul viriam a tornar rapidamente a igreja num local de peregrinação, atraindo não só fiéis como também comerciantes. Verdadeiro centro espiritual, é em torno desta igreja que se desenvolveu gradualmente a parte baixa de Provins, tendo sido aqui que se realizaram as primeiras feiras da vila que mais tarde a tornaram famosa!

Drawing Dreaming - um dia em Provins - Église Saint Ayoul
Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ville Basse


  • tour notre-dame-du-val - PLACE du cloître
A Tour Notre-Dame-du-Val, campanário construído no século XVI, é o último vestígio de uma igreja e claustro que foram destruídos durante a Revolução. A dois passos da Église Saint-Ayoul, esta pode orgulhar-se de abrigar os sinos desta igreja. Infelizmente, apenas é possível admirar o exterior deste marco histórico de Provins.

Drawing Dreaming - um dia em Provins - Ville Basse

saibam ainda que provins acolhe todos os anos uma feira medieval em junho e um mercado de natal em dezembro, ambos bastante populares!

Onde comer



  • MAMMY GÂTEAUX - PLACE DU CHÂTEL, 16
Na parte histórica da cidade poderão encontrar bastantes opções para comer, sendo que a maior parte dos restaurantes que por aqui encontrarão servem a tradicional comida francesa. Nós optámos por comer no Mammy Gâteaux, um restaurante cuja ementa consiste principalmente em galettes bretonnes salgadas e crêpes doces. Apesar de a ementa ser simples, a comida era boa, já para não falar do terraço bastante agradável (principalmente em dias frios como aquele em que visitei Provins) e do serviço eficiente. Como Provins é famosa pelas suas rosas, não deixem de experimentar os produtos típicos desta região, tais como a cerveja de rosas e o crêpe au confiture de roses.

Drawing Dreaming - um dia em Provins - onde comer - Chez Mammy
Drawing Dreaming - um dia em Provins - onde comer - Chez Mammy
Drawing Dreaming - um dia em Provins - onde comer - Chez Mammy
Drawing Dreaming - um dia em Provins - onde comer - Chez Mammy
Drawing Dreaming - um dia em Provins - onde comer - Chez Mammy


  • BOULANGERIE GAUFILLIER - RUE VICTOR GARNIER, 2
Nesta pastelaria a estrela é a rosa, flor-símbolo de Provins. Aqui esta é declinada em bombons, biscoitos, palitos de champanhe e até mesmo macarons e pâtes de fruits, mas aquilo que têm mesmo que provar é, na minha opinião, o confit de pétales ou doce de pétalas de rosa, um produto tão delicioso quanto bonito por ser feito a partir de uma maceração de pétalas de rosas, apresentadas em forma de geleia com as pétalas visíveis em transparência.
Como se isto não fosse suficiente, tentem resistir às infinitas maravilhas de pastelaria expostas nas vitrinas e, sobretudo, aos croissants e baguettes que chegaram a ser eleitos os melhores do departamento de Seine-et-Marne!

Onde fazer compras


  • À la croisée des chemins - rue couverte, 8
A primeira impressão ao entrar nesta loja é a dos múltiplos aromas que aqui se misturam, resultado da venda de uma ampla gama de especiarias, sais perfumados e chás que nos transportam directamente para o coração das feiras de Champagne. Aqui encontram igualmente produtos de mercearia, sejam eles doces ou salgadas, mas eu diria que aquilo que vai mesmo vos apaixonar é a selecção de produtos fabricados artesanalmente com rosa de Provins tais como doces, chocolates, chás, cervejas e vinhos, bem como cosméticos. Além disso, encontram aqui souvenirs típicos e atípicos da vila, bem como brinquedos antigos e armas medievais de madeira para as crianças.


Drawing Dreaming - um dia em Provins - compras
Drawing Dreaming - um dia em Provins - compras
Drawing Dreaming - um dia em Provins - compras


  • LIBRAIRIE DELVAUX - RUE DU VAL, 17
Bem perto do Hôtel de Ville e da padaria de que vos falei vão encontrar uma livraria/papelaria que reflecte o charme da parte baixa de Provins. No exterior, a primeira imagem é de uma típica casa de madeira com um letreiro antigo que nos parece convidar a entrar; lá dentro, encontrarão uma livraria que vende vários tipos de livros e produtos de papelaria.

Drawing Dreaming - um dia em Provins - compras, livraria


  • Le roy lire, librairie médieval - RUE de jouy, 9
Única no seu género, esta livraria é especializada na Idade Média, com uma oferta de mais de 4000 títulos (desde ensaios históricos, romances e policiais a livros de banda desenhada), bem como objectos e brinquedos do mundo medieval.
Esta livraria, anexo da Librairie Delvaux, até que pode passar despercebida à primeira vista, mas não deixem de descer as escadas um pouco íngremes de pedra para entrar nesta cave gótica no subsolo para descobrirem este segredo literário tão bem guardado de Provins!

Drawing Dreaming - um dia em Provins - compras, livraria

GOSTAS DESTE ARTIGO? GUARDA-O NO PINTEREST!

Roteiro de Provins, cidade medieval Património Mundial da UNESCO

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial